domingo, 17 de fevereiro de 2013


Breve explicação acerca dos Conteúdos do Currículo Escolar


O currículo escolar não pode ser considerado algo dado, natural, como se sempre existisse da mesma forma. Currículo escolar é sempre fruto de escolha e silenciamentos, ou seja, fruto de uma intenção. É impossível a qualquer escola da conta da totalidade dos conhecimentos e dos saberes construídos pela humanidade. O tratamento de qualquer saber na escola é um processo de seleção cultural de um recorte de quais aspectos da cultura trataremos junto com os alunos, o que vai ser explicitado ou não nos nossos processos de formação.
Esse processo de escolha/seleção nunca foi tão simples. É intencional e político e, como tal, é sempre resultado de conflitos e lutas de poder realizados pelos atores dentro e fora da escola. Longe de um simples consenso, currículo é campo de luta: luta por quais saberes, valores e formas de socialização farão parte da vida dos alunos.
Um exemplo emblemático dessas escolhas e desses silenciamentos ocorre no campo das relações étnico e raciais. A forma de tratar ou de ocultar temas como a escravatura, o racismo e as desigualdades que ainda persistem nas relações étnico e raciais espelha o posicionamento político que a escola tem dessas questões. No caso especifico da Educação Física, não são poucos casos de um currículo escolar que privilegie apenas as práticas corporais de origem europeia ou norte-americana, notadamente os esportes. Ao escolher abordar ou não práticas corporais oriundas da cultura afro-brasileira (como a capoeira, os maracatus, etc.), bem como a forma como elas aparecem na escola, aponta-se para um conjunto de escolhas curriculares e políticas de como essas relações são tratadas no meio escolar.
As escolhas/seleções das culturas feitas pelo currículo (sempre político) afetam diretamente todos na escola das mais diferentes formas. Cultura aqui entendida como as práticas em seu aspecto aparente, visível, mas também como sendo o conjunto de significados atribuídos a essas práticas.
Dessa forma, tão importante quanto a decisão de se ensinar ou não determinado esporte, dança, jogo, etc. é pensar que sentidos e significados são atribuídos a esse esporte, dança ou jogo pelos alunos nas aulas de Educação Física. Que significados culturais estão presentes em um jogo de futebol? Em uma brincadeira de roda? Em uma dança de rua? O tratamento pedagógico dado a essas e outras questões da cultura se reflete diretamente nas possibilidades de formação dos alunos e dos professores.

Fonte: Orientações Curriculares para o Ensino Médio. 2008.

Por: Tálita Cunha



Nenhum comentário:

Postar um comentário