quinta-feira, 21 de março de 2013



A ditadura da magreza e a anorexia

A anorexia é um transtorno alimentar caracterizado pelo medo que o paciente tem de ganhar peso. Esse medo pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa anoréxica se olha no espelho e se vê obesa, embora esteja extremamente magra.           A pessoa que apresenta anorexia pode também apresentar bulimia.
Doença que atinge principalmente mulheres adolescentes e adultas jovens, a anorexia é um problema que possui riscos clínicos e que pode levar à morte por inanição, desequilíbrio dos componentes sanguíneos ou suicídio.
A pessoa que possui essa doença limita severamente a quantidade de comida ingerida, comendo tão pouco quanto possível. Assim, o organismo fica carente de nutrientes, o que pode levar a diversos problemas de saúde.


O medo de engordar leva a pessoa a buscar várias estratégias para perder peso, como o uso de laxantes e diuréticos, jejuns, vômitos induzidos, dietas mirabolantes e exercícios físicos intensos.  
Várias são as causas do aparecimento da anorexia, que pode ocorrer por fatores culturais, familiares, biológicos e psicológicos. Algumas pesquisas mostram que a maioria dos casos de anorexia está ligada ao conceito de moda atual, que determina a magreza absoluta como símbolo de beleza e elegância.
Observados os sintomas da anorexia, a pessoa deverá ser analisada por um profissional competente, geralmente um psiquiatra. Depois de diagnosticada a doença, o tratamento deverá ser iniciado por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, psiquiatra, clínico e nutricionista, em razão da complexa interação de problemas emocionais e fisiológicos que esse transtorno alimentar envolve. Em alguns casos, é necessária a hospitalização do paciente.


O principal objetivo do tratamento é, com a ajuda da equipe de profissionais, a recuperação do peso corporal através de uma reeducação alimentar. As terapias individuais, terapia cognitiva comportamental e orientação dos familiares são muito produtivas no tratamento da anorexia. Em alguns casos, é prescrito pelo profissional o uso de medicamentos antidepressivos que ajudam a aliviar os sintomas de depressão, ansiedade e irritação.
O tratamento da anorexia costuma ser demorado e difícil, devendo o paciente permanecer com a equipe multidisciplinar mesmo depois da melhora dos sintomas, para que haja prevenção de possíveis recaídas.


Por: Tálita Cunha



Nenhum comentário:

Postar um comentário