domingo, 16 de junho de 2013

A importância do cuidado com a alimentação



Quem é que não gosta de comer? Comer é bom demais mesmo, mas em época de consumo de produtos industrializados em excesso e de fast food, o grau de obesidade da população brasileira vem aumentando bastante. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009, apresentou resultados de pesquisa com a população brasileira, afirmando que a obesidade está aumentando não apenas na população adulta, como também em crianças e adolescentes. Por isso, o cuidado com a alimentação aliado à prática regular de atividade física é fundamental para a manutenção de sua saúde. Nesse sentido, a proposta desse texto é propor uma reflexão sobre quantos e quais alimentos você costuma ingerir, e fazer com que você procure se adequar a uma alimentação mais equilibrada.


Os alimentos são responsáveis por fornecerem ao nosso corpo os nutrientes a seguir enumerados:


1) Carboidratos: são encontrados em vegetais, frutas, pães, cereais, arroz, massas e leite. Entre 50% e 65% da energia necessária ao corpo é fornecida por eles. Deve-se lembrar que eles são fundamentais para um bom funcionamento das funções cerebrais;



2) Proteínas: são necessárias para o crescimento e para o reparo das células deterioradas, além de auxiliar na digestão e na produção dos anticorpos. São encontradas nas carnes, leite, ovos e frutas secas. Fornecem entre 10% a 15% da energia necessária ao corpo;



3) Lipídeos: são as gorduras responsáveis por fornecer ao corpo uma grande concentração de energia alimentar. Neles encontramos as vitaminas A, D, E e K, além de auxiliarem na reestruturação dos tecidos. É recomendado que não forneçam mais de 30% de energia ao corpo.



O panorama dessa estrutura alimentar pode ser visualizado por meio da pirâmide alimentar. Ela apresenta de um modo bastante visual, as porções de cada tipo de alimento que devem ser ingeridas diariamente. Na base da pirâmide localizam-se os alimentos energéticos (carboidratos), contando entre 6 e 11 porções a serem consumidas; alimentos reguladores como as frutas, legumes e verduras, que fornecem vitaminas, minerais e fibras, e devem somar entre 5 a 9 porções; os alimentos construtores, que são aqueles ricos em proteínas, e as porções diárias devem ser 2 de leite e 2 de carne. Os energéticos extras aparecem no topo da pirâmide, são os açúcares e os doces, que devem ser consumidos com bastante moderação. As gorduras são necessárias em pequena quantidade, portanto, também é preciso ficar alerta com o consumo excessivo. 
E como colocar tudo isso em prática? Elaborar um pequeno diário relacionando os alimentos que você consumiu, e analisá-lo comparando com a pirâmide alimentar é um ótimo meio para que você se conscientize do quanto a sua alimentação está equilibrada. A identificação e consciência da sua dieta diária em relação à dieta ideal, dada pela pirâmide, permite que você melhore a sua alimentação e, consequentemente, a sua qualidade de vida.

Outro fator importante é tomar consciência da quantidade de calorias diárias aproximadas que devem ser ingeridas por dia: para meninos são indicadas 2800kcal e para meninas 2200 kcal. Por isso, verificar a composição nutricional de alimentos industrializados, antes de consumi-los, é sempre interessante. Dê preferência àqueles com menor quantidade calórica, menor quantidade de gordura e maior quantidade de fibras.

Por: Jose Nilson
Fonte: www.brasilescola.com

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Educação Física

É a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de exercícios e atividades corporais. O bacharel ou licenciado em Educação Física organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas para pessoas ou grupos. Prepara crianças e adultos para as inúmeras modalidades de esporte. Auxilia no tratamento de portadores de deficiência, aplicando exercícios especiais. Pode trabalhar com grupos, em escolas, clubes e academias de ginástica, ou prestar atendimento individual, como personal trainer. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no respectivo conselho (Confef/Crefs). Para lecionar em escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio é necessário o diploma de licenciatura.


Por: Laurícia Morais
Fonte:guiadoestudante.abril.com.br

quarta-feira, 5 de junho de 2013

A importância da Educação Física Escolar


Todos nós sabemos da importância de fazer uma atividade física e de se manter ativo. Mas isto deve ser trabalhado já na infância, aliando a educação física à educação moral e intelectual, formando o indivíduo como um todo. A educação física deve sim, integrar o aluno na cultura corporal de movimento, mas de uma forma completa, transmitindo conhecimento. Os alunos não devem acreditar que a aula de educação física é apenas uma hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer muitos benefícios se inseridos no cotidiano.
 O campo é muito amplo. Basta o professor ser responsável, ter seriedade e muita criatividade. Um trabalho bem feito deve estimular a longevidade com qualidade. 

Por: Laurícia Morais
Fonte: maisequilibrio.terra.com.br

terça-feira, 4 de junho de 2013

Semana de Educação Física
No dia 15 de maio realizamos uma gincana na Escola Estadual Moreira Dias. Contamos com a participação da equipe coordenadora da escola, juntamente com todas as turmas do turno noturno, que se mantiveram empenhadas na realização deste trabalho. A Gincana trazia como tema principal "Educação Física na Escola", onde foram realizadas varias tarefas, entre elas a que mais teve destaque foi o desfile caracterizado como; Desfile das Profissões. Pensando em conscientiza-los sobre a importância da atividade Física, decidimos realizar um desfile que pudesse levar descontração e informação. Por meio de pesquisa obtemos dados que mostra quantas calorias cada profissional gasta por hora de trabalho considerando uma pessoa com o peso de 70 kg.

Postado por: Laurícia Morais

domingo, 2 de junho de 2013

Mês Junino...

 
E o mês de Junho chegou e com ele as comemorações juninas...
É o mês das quadrilhas, da sanfona, do forró, das comidas de milho, de fogueiras, das barracas, das bandeirinhas, das roupas quadriculadas, de festas, de cores... De alegria!!
E a nossa cidade é conhecida como uma das cidades com o melhor São João, mas aqui fica a nossa dica do PIBID FAEF: divirtam-se muito, porém com moderação e muito cuidado!!!

Vamos ser feliz com muita Paz e Deus no coração!!!


Por: Camila Fernandes!!

Obesidade infantil

 


Ver os netos gordinhos era a alegria das avós do passado. Criança rechonchuda era sinônimo de criança saudável. De certa forma, havia lógica nesse conceito. Numa época em que não existiam antibióticos, crianças mais nutridas resistiam melhor aos processos infecciosos na infância.
Hoje, a obesidade infantil transformou-se num problema sério de saúde, numa epidemia que se alastra e já atinge parte expressiva da população nessa faixa de idade. As causas são muitas, mas pesam os hábitos alimentares baseados no fast food, salgadinhos e guloseimas e as horas passadas em frente da televisão ou jogando videogame.
A preocupação não é com a estética. Muitas crianças com excesso de peso apresentam alterações nos níveis de colesterol, são descriminadas pelos companheiros e alvo de brincadeiras de mau gosto.
O controle da obesidade infantil começa em casa, com refeições balanceadas, estímulo à atividade física e mudança dos hábitos alimentares de toda a família.

 Fonte: Dr. Drauzio Varella!


Por: Camila Fernandes!!
 

Atividade física como lazer


Atividade física como lazer


Fim de semana, feriados prolongados e férias, que delícia! São dias em que queremos estar livres para fazer o que bem entendermos, nos divertir, passear, bater um bom papo, exercitar-se, reunir os amigos ou familiares a fim de proporcionar horas de lazer, bem-estar, alegria e motivação para recomeçar a dura semana de trabalho, renovar as energias entre outras coisas.

Inúmeras são as formas de diversão. Pensando nisso, separamos para você algumas dicas:
Na praia: maravilhoso é um dia na praia, onde podemos ficar à vontade, curtir um solzinho, deixar as crianças brincarem na areia, empinar pipa, encontrar com os amigos, jogar bola no final da tarde, jogar frescobol, brincar de vôlei, fazer castelo de areia, praticar surf, kyte surf, wind surf e para os que gostam de aventura e adrenalina andar de banana boat, jet ski, fazer boas caminhadas curtindo um clima gostoso no começo da manhã e ou final de tarde ou dar aquela corridinha.
Na água: esportes mais tranquilos como a pescaria, o mergulho, natação, banhos de cachoeira e brincadeiras no rio, velejar e esquiar são algumas opções ligadas ao lazer.
No campo: existem muitas coisas gostosas pra se fazer aproveitando o ar puro e um clima maravilhoso como passear e escalar montanhas, praticar trekking, andar a cavalo, mexer na horta, colher frutas no pomar, brincar com animais, etc.
Na cidade: encontramos a maior variedade de lazer e esportes, pois temos acesso a clubes onde podemos aproveitar as piscinas, quadras poliesportivas, playground, futebol, sala de jogos, sala de ginástica, encontro com amigos para uma partida de bocha. Nos parques temos espaço para as caminhadas em bosques e praças, que possuem locais apropriados para levar as crianças para patinar, andar de bicicleta e skate.
No ar: esportes de adrenalina podem ser praticados por aqueles que curtem uma dose extra de ousadia como os voos de asa delta, pára-glider e até o pára-quedismo.
Na terra: esportes de emoção como o bicicross, motocross, cross-country, mountain bike são para os que tem coragem e disposição, que não se importam com a sujeira após algumas voltas por seu percurso. 

Fonte: Mais Equilíbrio!!


Por: Camila Fernandes!!