
Associação de Amigos Autistas Piauí vem ajudando várias crianças no estado. Para a profissional de Ed Física, os exercícios também ajudam na socialização do aluno.
Os autistas vivem num universo particular, mas para eles a atividade física também é importante. Um projeto desenvolvido pela Associação de Amigos Autistas Piauí vem ajudando várias crianças com autismo.
Mateus Falcão, de 14 anos, recebe acompanhamento da AMA há 10 anos. Neste período ele progrediu de forma considerável e parte desta evolução é consequência das atividades físicas praticadas, especialmente o futebol.
"Melhorou muito, depois que entrou na Associação com 7 anos ele até começou a falar. Antes o meu filho não tinha muita estabilidade e com os exercícios físicos ele passou a ter maior coordenação do corpo", destaca a mãe de Mateus, Francisca Cunha.
Na Associação de Amigos Autistas Piauí, as crianças passam por várias atividades físicas sempre acompanhada pelos profissional responsável. Ao chegar na AMA, além do perfil do aluno, ele passa por uma avaliação onde são colhidos dados psicomotores e a partir disso é feito um planejamento individual para cada criança.
"Os autistas precisam de uma equipe multidisciplinar. Então quanto mais profissionais encarregados do trabalho do autismo melhor, pois tem que ser um desenvolvimento conjunto. O educador físico é muito importante neste desenvolvimento também", ressalta a professora de educação física Soraia Martins.
Estimular o cérebro é o principal objetivo da atividade física para os autistas. A educadora explica que o exercício ajuda também na socialização do aluno.
Postado
por: Mara Mikaelly
Fonte:
Biblioteca do G1