domingo, 1 de setembro de 2013

Parabéns! 1º de setembro é o Dia do Profissional de Educação Física



PARABÉNS! 1º DE SETEMBRO É O DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Segundo a Lei nº 11.342, de 18 de agosto de 2006, ficou instituído o dia 1º de setembro como o "Dia doProfissional de Educação Física". De acordo com alguns pesquisadores, a ideia da data surgiu por conta da comemoração de São Cosme e São Damião, já que nesse dia os professores organizavam brincadeiras para divertir as crianças.
Educação Física está ligada à manutenção e à reabilitação da saúde do corpo e da mente e trabalha com a prevenção e a cura de determinadas doenças humanas num contextoterapêutico, além de ser fundamental na formação básica do ser humano no contexto psicossocial, corporal e em suas possibilidades de ação e limitações. Constitui-se de uma variedade de atividades como ginásticadançalutas, jogos, esporte, atividades rítmicas, entre outras.  Exatamente por essa variedade de atividades é que temos a tendência em restringir o campo de atuação da profissão a escolas e academias, o que torna nosso conhecimento ainda menor diante das inúmeras possibilidades que a profissão de fato apresenta.
A presença de um profissional da área é indispensável para que possamos praticar esportes corretamente. É ele quem dará orientação, supervisão e avaliação de acordo com as capacidades físicas e orgânicas de cada indivíduo, além de atuar na concepção da superação individual ao treinar o nosso corpo para vencer e superar limites. Vale saber também que através das atividades esportivas é possível atingir o equilíbrio físico e emocional, além de auxiliar na construção de uma sociedade mais saudável, também no aspecto social, ao retirar centenas de jovens e crianças das ruas.
A PROFISSÃO NO BRASIL: No Brasil, os profissionais da Educação Física têm o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), órgão principal de organização e normatização das atividades da área, e os Conselhos Regionais de Educação Física (CREFs), que são subdivisões do CONFEF em todos os Estados brasileiros e que têm a função de fiscalizar o exercício das atividades dos profissionais de Educação Física.
A FORMAÇÃO: O bacharel poderá trabalhar em clubes, academias, centros esportivos, hospitais, empresas, planos de saúde, prefeituras, acampamentos, condomínios e qualquer espaço de realização de atividades físicas, com exceção da escola de educação brasileira, que é atendida por aqueles que têm o grau ou título de licenciatura em Educação Física, que também habilita à atuação nos ambientes não escolares já citados acima.
O profissional deve ser capaz de orientar jogos, atividades lúdicas, cuidar da postura dos seus alunos,  trabalhar as aptidões físicas relacionadas à saúde, o desenvolvimento de qualidades físicas, a condição aeróbia, a resistência muscular localizada, a força, a flexibilidade e o controle da composição corporal. Pode intervir na sociedade como pesquisador nos diversos níveis de ensino, a fim de melhorar a realidade com a sua atuação e buscar sempre a inovação e criatividade. Preocupado com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, deve controlar duração, frequência, intensidade, velocidade de execução, intervalo e variações das modalidades de cada programa que desenvolve.  
Aos Profissionais de Educação Física, nosso muito obrigado!
Parabéns pela data e parabéns, também, pela escolha de uma profissão tão compromissada com o bem-estar de todos.
por: Lauricia Morais
fonte: www.posugf.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário