segunda-feira, 29 de julho de 2013

Atividade Física "Moda" ou Necessidade




     Seja por estética, bem estar ou socialização, as academias vem ganhando um público enorme.
Me diz quem é que não quer ter um corpo definido, uma boa aparência ou uma auto estima elevada?
    As academias hoje estão bombando por conta da mudança no padrão da sociedade sobre o corpo ideal.
Porém, falar sobre atividade física é um tema muito amplo e que requer posts e mais posts para conseguir explicar cada coisa. Agora falarei um pouco mais sobre seus benefícios.
Dentre eles estão:
- melhora a postura corporal;
- manutenção da massa magra;
- melhora da flexibilidade;
- aumento dos níveis de força;
- manutenção da densidade óssea;
- previne lesões;
- melhora a coordenação;
- diminui colesterol e triglicérides;
- pode diminuir a frequência cardíaca e melhorar a pressão arterial. (quanto menos o coração bate, maior é a capacidade que o sangue tem para passar por veias e artérias. Imagine o motor de um carro, quanto maior o giro do motor, mais rápido ele tende a “quebrar”.)

    A lista é imensa, portanto a atividade física é ótima tanto para os homens quanto para as mulheres, de todas as idades. Peça uma orientação para o seu professor, crie uma meta e vá atrás! Meia hora por dia já é suficiente, e eu aposto que você tem esse tempo disponível, não é?
   Cuidar da aparência é fundamental, mas o visual envolve muito mais do que roupas, acessórios e cabelo. Seu corpo é a sua máquina e você só possui um.

Por: Tálita Cunha
Fonte: http://manualmasculino.wordpress.com



sexta-feira, 26 de julho de 2013

                               ATIVIDADE FÍSICA CORRIDA

Pronada supinada ou normal? Saiba qual é a sua pisada e escolha o tênis.

Tipo de pisada vem de características anatômicas como os pés, joelhos e a flexibilidade nas articulações. Ortopedistas dão as dicas para os corredores

   Você está na casa dos 20 anos e já sente dores no joelho ou na coluna? Percebeu que o seu tênis fica desgastado mais de um lado do que do outro? Sente que poderia correr mais leve e rápido? Então, precisa procurar um ortopedista. Sem saber, você pode estar pisando de forma errada.o modo como se pisa é determinado a partir das características anatômicas de cada indivíduo, como, por exemplo, os tipos de pé, joelhos e flexibilidade nas articulações. Cada pessoa pisa de uma maneira, mas costuma-se generalizar em três tipos: 


Pronada - quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro.

Supinada - o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé.
Neutra - começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro. 

FONTE;GLOBO ESPORTE.COM EU ATLETA
POR: JOSE NILSON

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Atividades Físicas nas Férias

Atividades Físicas nas Férias

 Dicas importantes para você aproveitar da melhor forma possível este período e chegar ao fim realmente com o corpo e a mente renovados e acima de tudo com muita saúde p/ você e sua família.
1- Lembre-se que seu corpo tem limites e que ele pode não estar preparado para esforços além do habitual.
2 - Nesta época de verão é muito importante alimentar-se com comidas leves e ingerir muito líquido.
3 - É de suma importância prestar atenção nas roupas que devem ser bem leves.
4 - Procure exercitar-se em horários que proporcione uma temperatura mais baixa e evite a exposição por muito tempo ao sol.
5 - As atividades aquáticas nesta época são as mais agradáveis. Proporcionam além do lazer, um bom condicionamento físico e mental.
6 - A caminhada também é uma atividade que proporcionará benefícios para o seu condicionamento e você pode fazer com seus filhos, familiares e amigos.
7 - Porque não uma pedalada pela cidade, praias , campos, parques, etc? Será muito bom, tanto para a saúde como para o seu lazer.
8- É muito importante que antes e depois de sua atividade física você faça um trabalho de alongamento geral em seu corpo. Se não souber como, experimente espreguiçar-se longamente.
É isso aí , com essas dicas esperamos que você aproveite o máximo de suas férias com muita alegria e saúde.
Fonte:maisequilibrio.terra.com.br
Por: Laurícia Morais

segunda-feira, 15 de julho de 2013






Como educação e violência se entrelaçam? Um ambiente de crianças e adolescentes que deveria ser, a priori, tomado por momentos de descobertas, curiosidades, alegrias, amizade e companheirismo. A escola é um lugar de busca de conhecimento produzido pela humanidade e compartilhado para as novas gerações. Dessa maneira, serve como espaço para o exercício da cidadania e para alcançar este objetivo, a instituição deve ser acolhedora, inclusiva e segura.
A escola é um dos ambientes mais propícios para o aprendizado de valores que norteiam uma sociedade pacífica com respeito, ética e justiça.
“A sociedade é o principal responsável por estes atos de violência nas escolas. Acredito que não devemos chamar de violência escolar, devemos chamar de violência comunitária considerando que o ambiente escolar é o ponto de encontro das diferentes educações, comportamentos, escalas de valores culturais e sociais. Na escola o aluno repete o que é lhe ensinado e os exemplos que recebe da família, da mídia, do bairro/condomínio onde reside. A violência acontece no espaço escolar, mas na maioria das vezes é gerada em outros ambientes”.
As crianças e jovens estão sempre se espelhando nos adultos a sua volta. Responsáveis pela educação por meio de ensinamentos e, principalmente de atitudes, são para os pais, mães, educadores, policiais, políticos, autoridades, que se deve direcionar o olhar.
O conselheiro alerta que a violência é um comportamento que deve ser trabalhado entre todos, até porque as crianças têm exemplos de violência a todo o momento. “Vejamos o trânsito, o MMA que é o esporte do momento, jogos virtuais… Adianta  a escola ensinar que não pode agredir as pessoas e o aluno chegar em casa e a família se agredir? Adianta a família educar que não pode agredir as pessoas e a criança sair na rua e ver adultos discutindo no trânsito? Por isso que violência é problema de todos, e é muito comum o sistema julgar por agressão os hematomas físicos. Na verdade o termo agressão é muito amplo, alienação parental é violência, falta de serviços públicos é violência, violência gera violência na maioria dos casos. Também é comum o sistema tratar, se é que trata, o efeito e não a causa.”
Para amenizar este problema o trabalho deve ser em conjunto com aluno, família, escola, rede de atendimento à criança e ao adolescente, técnicos (Psicólogos, Pedagogos, Assistentes Sociais, Sociólogos, Advogados) e governos.
Cada caso deve ser avaliado com suas particularidades, cada um tem suas realidades,  e depois de identificado os problemas devem partir para o campo da solução com a realização de atividades educativas, esportivas e culturais. Lembrando que uma mudança de comportamento não é do dia pra noite, mas necessita de investimentos diários.

Por: Tálita Cunha