domingo, 30 de dezembro de 2012

Feliz 2013!!!



A todos os Pibidianos
e a todos seguidores desta página


De repente num momento fugaz, 
os fogos de artifício anunciam 
que o ano novo está presente 
e o ano velho ficou para trás.

De repente, num instante fugaz, 
as taças se cruzam 
e o champagne borbulhante anuncia que o ano velho se foi e o ano novo chegou.

De repente, os olhos se cruzam, 
as mãos se entrelaçam 
e os seres humanos,
num abraço caloroso, 
num só pensamento, 
exprimem um só desejo 
e uma só aspiração: 
PAZ e AMOR.

De repente , não importa a nação; 
não importa a língua, 
não importa a cor,
não importa a origem, 
porque sendo humanos e descendentes de um só Pai, 
lembramo-nos apenas de um só verbo: AMOR.

De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio, 
cantamos uma só canção, 
um só hino:
o da LIBERDADE.

De repente, esquecemos e lembramos do futuro venturoso, 
e de como é bom VIVER.

Por: Tálita Cunha

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PRATIQUE A ATIVIDADE FÍSICA QUE VOCÊ MAIS GOSTA

Somos muito exigidos no nosso dia-a-dia, estudamos horas e horas, às vezes passamos a noite em claro, trabalhamos muitas horas por dia e no final de semana ainda participamos das festas de nossa sociedade. Para suportar este estresse diário, temos um poderoso aliado: os exercícios físicos. Praticando uma atividade física, teremos mais qualidade de vida, nossas atividades fluirão melhor e de forma mais prazerosa. Os exercícios físicos trazem harmonia, condicionamento, sociabilidade e rendimento. É importante que você encontre uma atividade que lhe trará prazer em realizar, não adianta fazer musculação, por exemplo, se você não suporta ir a academia, não se sente bem com o ambiente, não fica a vontade com os exercícios. Isso só resultará em desistência da atividade e mais sedentarismo.
http://cristianearruda.files.wordpress.com/2012/05/conheca_os_sete_principais_beneficios_da_atividade_fisica_regular1.jpg
Escolha aquilo que você gosta e que sempre quis fazer, mas nunca consegue, não precisa seguir o que está na moda ou o que lhe indicaram só porque acham que é o correto. Pode começar calmamente: caminhada, correr, pedalar, musculação, Pilates, aulas de alongamentos, Yoga, dança, esportes, hidroginástica, jump, peteca na praia, enfim, mexa-se! O importante é que pelo menos 3 vezes por semana, encontre tempo e disposição, e por 20 minutos. Mas se não der, faça o mínimo possível! Importante ressaltar que o nosso corpo no início de um programa de qualquer atividade física, sentirá os efeitos do sedentarismo, ou melhor, exigido em esforços não habituais, o corpo sentirá dor, que passará com a rotina dos exercícios. A atividade física é tão boa para o nosso corpo, que ele sentirá falta, tornando-se assim um ritual. Procure um profissional que possa lhe orientar sobre os benefícios e malefícios das atividades físicas que queira seguir. Só não fique parado, cuide do seu corpo!

Fonte: cristianearruda.wordpress.com


FICA A DICA!!!


Por: Camila Fernandes!!!

sábado, 15 de dezembro de 2012


Saúde Por Atividade Física




As vantagens dos exercícios físicos se estendem por quase todas as idades: Velhos, jovens, sadios, doentes. No entanto, é muito importante o conhecimento dos Limites, Idade e Capacidade Física de cada pessoa (individualmente). Os exercícios podem ser: AERÓBICOS E ANAERÓBICOS.




EXERCÍCIOS AERÓBICOS
Facilitam o consumo de oxigênio. São exercícios ou modalidades que exigem a movimentação repetitiva de grandes massas musculares (Ex.: caminhada, remo, natação, ciclismo, hidroginástica), desde que mantenham (VELOCIDADE E INTESIDADE) compatíveis com os limites cardíacos e pulmonares de cada um.



O exercício AERÓBICO deve ser moderado, prolongado e regular. De todos os exercícios AERÓBICOS, o mais seguro, mais agradável e mais fácil de ser sustentado é a caminhada.
A caminhada AERÓBICA desenvolvida à razão de (um) 1 quilômetro em cada 8 minutos, ou 7,5 horas, é superior a todas as outras formas de exercícios, tanto para controle de peso, como para o condicionamento do sistema cardiovascular. Na base de 1 km/8 minutos, ou pouco mais rápido, consome-se mais oxigênio, usa-se mais energia e queimam-se mais calorias de quem corre à mesma velocidade.




Benefícios do EXERCÍCIO AERÓBICO:

  • A circulação é ativada;
  • Fortalece o coração;
  • Dá vida e vigor a cada órgão;
  • Melhora a eficiência cardíaca;
  • Ajuda a normalizar a pressão arterial;
  • Diminui os riscos de doenças do coração, derrame cerebral e diabetes;
  • Queima calorias e faz perder peso;
  • Previne e atenua doenças articulares.
EXERCÍCIOS ANAERÓBICOS

São exercícios de pequena duração em que predomina a tensão muscular e que exige grande esforço e explosão (Ex.: Levantamento de Peso; Corrida de Curta Duração). São exercícios que não utilizam o oxigênio para a produção de energia. Não deve-se usar este tipo de exercício quando:

  • O coração não estiver preparado (condicionado).
  • Estivermos sentindo "dor" no coração.
  • Nossa intenção for a queima de gordura, pois não há queima neste exercício.
  • Jogos esporádicos, sem treinamento prévio, forçam muito o coração.

ALONGAMENTO

Antes e depois de uma caminhada, faça uma sessão de alongamento para manter os músculos firmes e evitar que fiquem doloridos. Alongue os músculos da perna, panturrilha e tendões, com uma suave e firme pressão, até sentir uma leve dor.

COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA

- Flexibilidade: Capacidade de realizar amplos movimentos articulares. É a expressão certa do alongamentomuscular, da extensibilidade das cápsulas articulares, ligamentos e tendões, permintindo amplos movimentos corporais. Um exemplo de doença que se desenvolve como consequência da perda da flexibilidade, é a dor lombar.

- Força Muscular: Capacidade de realizar esforços, resistindo ou vencendo resistências, como na ação de transportar, empurrar, tracionar ou sustentar pesos.

- Resistência Muscular Localizada: Capacidade do músculo e grupos musculares de realizar contrações e relaxamentos por um tempo prolongado, sem fadiga excessiva.

- Adequada Composição Corporal: Refere-se às taxas relativas dos tecidos ósseos, muscular, adiposo e visceral, e o conteúdo de água. O termo refere-se às taxas normais de gorduras de reserva (embaixo da pele), a níveis normais de água e um satisfatório desenvolvimento muscular, compatível com as necessidades de cada um.

- Resistência CardioVascular e Respiratória: Capacidade desses sistemas capaterem e fornecerem oxigênio às hemáceas, de transportá-las no sangue a todos os tecidos fornecendo-lhes o oxigênio e os nutrientes necessários à suas atividades e a remoção dos produtos finais do metabolismo dos diferentes tecidos, para que esses "restos metabólicos" não se acumulem no organismo e provoquem alterações indesejáveis.


Fonte: http://agenda-digital.blogspot.com.br/2009/12/saude-por-atividade-fisica.html

Por: Tálita Cunha

    

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Nos dias 7, 8 e 9 de Novembro ocorreu o 1º Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (1º ENAPPE).

Nos dias 7, 8 e 9 de Novembro ocorreu o 1º Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (1º ENAPPE) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Centro de Educação. O evento contou com a participação de importantes pesquisadores da área da Educação. Os coordenadores Maria Ione da Silva e Marcos Antônio da Silva do PIBID de Educação Física da UERN do CAMEAM e Maria Isaura Plácido Soeiro do PIBID de Educação Física do Campus Central apresentaram um trabalho em parceria na sessão de pôsteres intitulado Formação Inicial em Educação Física Escolar. Abaixo a foto das professoras

Texto: Maria Isaura Plácido Soeiro
Postado por: Gildeone Jerônimo

domingo, 9 de dezembro de 2012

charge saúde


Fonte de pesquisa:google boys

Por:Lauricia Morais

" A formação de professores no Brasil precisa, fortemente, de atenção tanto pelas políticas públicas educacionais quanto pela própria universidade, lócus primeiro de construção de saberes sistemáticos sobre a docência. Não que a universidade dê conta de toda pluralidade formativa dos professores, até porque a formação docente mobiliza diferentes saberes de épocas distintas da vida e história dos professores.
Nessa vertente, pensar esses saberes e colaborar para construção de outros podem enriquecer a perspectiva da profissionalização docente, desde que seja feita em diálogo permanente com a ambiência escolar. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, ação política que visa dar melhores condições para a construção plural de saberes da docência, tem contribuído de modo significativo para essa profissionalização..."
Prof. Dr. Hélder Eterno da  Silveira
Coordenador - Geral de Programas de Valorização do Magistério
CGV/DEB/CAPES

http://www.pibid.prograd.ufu.br/

Por: Tálita Cunha

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

APRESENTAÇÃO DE DANÇA NO COLÉGIO MOREIRA DIAS



Aluna Bolsista Mara, Prof. Supervisor Carlos Eduardo e Aluna Bolsista Camila!!

A dança é uma das mais belas artes e nada melhor do que a nossa juventude para representá-la... Pensando nisso, o professor Supervisor de Educação Física, Carlos Eduardo, do Colégio Moreira Dias, teve a idéia de realizar um momento de descontração envolvendo a dança na sua aula. Assim, os alunos das 1ª Séries do Ensino Médio, fizeram parte desse evento. A turma da 1º Série “A” escolheu o ritmo eletrônico e a turma da 1º Série “B” escolheu a swingueira. Cada turma foi representada por um grupo de alunos, que abrilhantaram o evento.

Alunos da 1ª Série "A" do Colégio Moreira Dias: Mateus, Lara, Leonardo e Cibele!!
Alunos da 1ª Série "B" do Colégio Moreira Dias: Flávia, Rayane, Lucas e Vertim!!

PARABÉNS PELA APRESENTAÇÃO!!!!


Por: Camila Fernandes!!!


Att. Kayonara Katayane

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Educadores físicos lançam livro em parceria com professores de universidades



O “Livro Didático Público de Educação Física” foi recentemente produzido por um grupo de professores responsáveis pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer da Paraíba (Lepel/PB) com a participação de professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Além dos docentes, mais 36 professores da rede de ensino de João Pessoa também ajudaram na produção da publicação. O livro destaca diversos conteúdos sobre a área e os capítulos trazem aspectos históricos, curiosidades, sugestões de pesquisa, atividades práticas e conceituais. O objetivo do projeto é garantir o acesso ao conhecimento da cultura corporal aos estudantes 6º ao 9º ano e propagar as principais informações da disciplina para os profissionais. Por enquanto, o livro está sendo distribuído apenas para os professores da região, porém até o final do ano será possível acompanhar o trabalho através de um e-book. Mais informações, acesse: http://bit.ly/WGX4Iu.


Materia publicada no Portal de Educação Física


Por: Mara Mikaelly

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Correr ouvindo música: descubra o efeito que ela causa na sua atividade


Escutar uma trilha sonora durante a atividade pode estimular, mas deve-se dobrar a atenção quando a prática for realizada em locais movimentados.

Correr com ou sem música? Uma questão difícil de ser respondida. Além do estilo de cada pessoa, a concentração no objetivo desejado influencia na escolha, já que cada corredor possui uma maneira de lidar com os estímulos do corpo durante a atividade. Para alguns, o som no ouvido pode distrair e prejudicar no desempenho, enquanto para outros faz com que o tempo passe mais rápido.


Também é preciso ter cuidado com o trânsito. Correr no meio de carros e motos torna-se ainda mais perigoso ao escutar música. Os praticantes precisam estar sempre atentos na hora de atravessar um cruzamento. Durante as provas, corre-se o risco de não ouvir as instruções dos organizadores, outro fator perigoso. Entre vantagens e desvantagens, uma boa música sempre anima qualquer pessoa.



PALAVRA DO ESPECIALISTA

"Vários estudos mostraram que grupos treinando com música obtiveram uma percepção de esforço menor para uma mesma velocidade. Já grupos treinando com música, alcançaram o ritmo pretendido nos treinos e provas. Momentos felizes e marcantes de nossas vidas geralmente são acompanhados de 'músicas-temas', o que pode nos impulsionar a correr mais rápido. Por outro lado, o corredor pode não escutar possíveis informações da organização da corrida, podendo ocasionar acidentes. O praticante não sente a vibração do ambiente durantes os treinos e as provas." Manuel Lago
Matéria publicada no site: Globoesporte.com

Postado por: Jose Nilson

domingo, 2 de dezembro de 2012

 
Motivacional Professor de Educação Física
 
 
Imagens retiradas do google imagens.
 
Postado por :Laurícia Morais

sábado, 1 de dezembro de 2012

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE PODE PREVENIR ENCOLHIMENTO DO CÉREBRO

Segundo estudo, que analisou 638 idosos, grupo fisicamente mais ativo obteve maiores benefícios... 

Cérebro (Foto: SPL)

A atividade física regular na terceira idade pode ajudar a evitar o encolhimento do cérebro e outros sinais associados à demência, revela um novo estudo feito pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, e publicado na revista "Neurology". A pesquisa analisou dados de 638 pessoas com 70 anos, submetidas a exames cerebrais. Os resultados mostraram que aqueles que eram fisicamente mais ativos tiveram uma menor retração do cérebro do que os indivíduos que não se exercitavam. Por outro lado, as pessoas que faziam atividades de estimulação mental e intelectual, como palavras cruzadas, leitura de livros ou socialização com os amigos, não tiveram efeitos benéficos em relação ao tamanho do cérebro.


 Matéria publicada no portal G1 Ciência e Saúde.

FICA A DICA PARA OS NOSSOS VOVÔS E VOVÓS!!!


Por: Camila Fernandes!!!