segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Correr ouvindo música: descubra o efeito que ela causa na sua atividade


Escutar uma trilha sonora durante a atividade pode estimular, mas deve-se dobrar a atenção quando a prática for realizada em locais movimentados.

Correr com ou sem música? Uma questão difícil de ser respondida. Além do estilo de cada pessoa, a concentração no objetivo desejado influencia na escolha, já que cada corredor possui uma maneira de lidar com os estímulos do corpo durante a atividade. Para alguns, o som no ouvido pode distrair e prejudicar no desempenho, enquanto para outros faz com que o tempo passe mais rápido.


Também é preciso ter cuidado com o trânsito. Correr no meio de carros e motos torna-se ainda mais perigoso ao escutar música. Os praticantes precisam estar sempre atentos na hora de atravessar um cruzamento. Durante as provas, corre-se o risco de não ouvir as instruções dos organizadores, outro fator perigoso. Entre vantagens e desvantagens, uma boa música sempre anima qualquer pessoa.



PALAVRA DO ESPECIALISTA

"Vários estudos mostraram que grupos treinando com música obtiveram uma percepção de esforço menor para uma mesma velocidade. Já grupos treinando com música, alcançaram o ritmo pretendido nos treinos e provas. Momentos felizes e marcantes de nossas vidas geralmente são acompanhados de 'músicas-temas', o que pode nos impulsionar a correr mais rápido. Por outro lado, o corredor pode não escutar possíveis informações da organização da corrida, podendo ocasionar acidentes. O praticante não sente a vibração do ambiente durantes os treinos e as provas." Manuel Lago
Matéria publicada no site: Globoesporte.com

Postado por: Jose Nilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário